Conheça o Laboratório de Análise do Movimento da AMR

O que é o Laboratório de Análise do Movimento

O Laboratório de Análise do Movimento (LAM) é um método computadorizado que nos permite estudar e mensurar precisamente os movimentos e as forças envolvidas nas atividades como a marcha, corrida, arremesso, etc.

A partir dos dados recolhidos pelos equipamentos do laboratório, são identificados mecanismos do distúrbio do movimento que não podem sem documentados pelo exame físico e análise observacional.

Por essa razão, o Laboratório de Análise do Movimento é uma ferramenta clínica de muita importância, capaz de fornecer diagnósticos mais assertivos e orientar um tratamento minucioso para pessoas com distúrbios no movimento.

Simulação do funcionamento do Laboratório de Análise do Movimento

Pioneirismo da AMR

 Hoje, em Belo Horizonte, existe o Laboratório De Análise Do Movimento da UFMG, mas ele é utilizado prioritariamente para fins de pesquisa. Ainda não existe nenhuma ferramenta desse tipo que seja utilizada exclusivamente para o uso clínico na capital. Por isso, é muito importante que a AMR consiga concluir esse projeto.  

Não apenas as 500 crianças com deficiência em tratamento gratuito na 
AMR serão beneficiadas, mas toda comunidade belo-horizontina. Atletas, pessoas com distúrbios no movimento e outros poderão ter acesso à essa tecnologia por meio do plano de saúde ou do investimento particular.”

Indicações para o uso do Laboratório

Métodos de Medida Utilizados no Laboratório

Entrevista com o Dr. Leonardo Cury

Contribuição do Laboratório para o Tratamento Clínico

O uso do Laboratório de Análise do Movimento em paralisia cerebral e outras doenças neuromusculares é bem difundido e aborda mais precisamente os seguinte aspectos: decidir qual a melhor abordagem para o tratamento dos distúrbios do movimento; Planejar passos detalhados para o melhor tratamento; Avaliar se o paciente precisa de órteses ou de modificar as órteses atuais; Avaliar os efeitos das órteses, aplicação de toxina botulínica , Botox, e das cirurgias; Avaliar a evolução do tratamento no decorrer dos anos; Avaliar as grandes articulações do corpo, quadris, joelhos e tornozelos e como elas estão funcionando individualmente e em conjunto; Avaliar como os pés estão posicionados durante o caminhar e como o peso está seno distribuído; Examinar quais os músculos estão envolvidos em cada fase do movimento.

O uso para atletas também é bem difundido e avalia principalmente o movimento, os músculos envolvidos e o potencial elétrico dos músculos envolvidos. Exemplos: Avaliação de corredores: movimentos dos quadris, joelhos, tornozelos e pés durante o caminhar e correr; A pisada, os músculos envolvidos, a distribuição de carga que caracterizam o tipo de pisada se pronada, supinada ou neutra. Avaliação de atletas de futebol, vôlei, basquete e outros esportes.