História

Em 1964, o Dr. Márcio de Lima Castro, médico fisiatra, especialista em medicina de Reabilitação, após retornar de cursos de especialização no exterior, trouxe consigo uma nova visão do processo de reabilitação neuromotora para crianças e adolescentes com deficiências física.

Junto dessa experiência nasceu com ele a vontade de criar um centro para tratamento de reabilitação física e neurológica para crianças. Isso porquê, à época, havia um grande número de crianças com sequelas da Poliomielite (Paralisia Infantil). Aqueles com menos condições financeiras quase não tinham acesso a tratamentos adequados, por isso a necessidade de criar um espaço especializado para o atendimento infantil.

Foi a partir dessa realidade que o Dr. Márcio idealizou a AMR e formou uma equipe de médicos fisiatras, com destaque para o Dr. Gilberto de Almeida Fonseca, o Dr. Armando Pereira Carneiro e o Dr. Theobaldo Rodrigues de Oliveira. Com apoio do empresário José Mendes Junior, que era, naquele período, presidente da Construtora Mendes Junior, foi possível tornar esse sonho uma realidade.

A reunião de constituição da AMR aconteceu em 27 de julho de 1964, com a presença dos sócios fundadores e sob a presidência do Dr. Paulo Antunes. Nessa reunião, foi aprovado o estatuto da entidade e eleitos os membros do Conselho Superior e Diretor, com registo no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas sob o número 604 de 27/08/1964.

Desde então, graças aos desejos e realizações desses pioneiros e ao apoio de toda a sociedade, a AMR segue promovendo o tratamento de crianças e adolescentes com deficiência física em situação de vulnerabilidade social. Um sonho que se concretizou e que, até aqui, tem conseguido transformar vidas!

Linha do Tempo

Primeiros Investimentos

Para arrecadar fundos para a construção da AMR, foram realizadas sete campanhas “Pró-Criança Deficiente”, nomenclatura utilizada no contexto da época, com a promoção de desfiles na Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte. A primeira dessas campanhas aconteceu em 1964.

Em janeiro de 1966, o então governador do estado de Minas Gerais, Sr. José de Magalhães Pinto, fez a doação de um terreno na Fazenda Gameleira para a construção da AMR. Um ano depois, o governador Israel Pinheiro da Silva fez a permuta do terreno da Fazenda Gameleira pelo terreno situado no bairro Mangabeiras, onde foi construída a sede da AMR.

No dia 03 de junho de 1967, foi realizada a solenidade de início da construção da AMR com a presença de várias autoridades, recepcionadas pelo Dr. José Mendes Júnior (fotos acima).

Em 1981 foi concedido ao Dr. José Mendes Júnior o título de Patrono da Associação Mineira de Reabilitação.

O Dr. Márcio de Lima Castro foi Vice-Presidente do Conselho Diretor e o Dr. José Mendes Júnior foi presidente da AMR, permanecendo no cargo até 1983.