Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP)

As ações do Núcleo de Ensino e Pesquisa são direcionadas à produção e disseminação de conhecimento científico entre os profissionais da AMR, instituições acadêmicas e comunidade em geral, por meio de publicações de artigos e participação em eventos científicos, como congressos e simpósios. 

É também o setor responsável pelo Programa de Aperfeiçoamento em Reabilitação Infantil da instituição, que contribui para a capacitação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para atuação clínica baseada em evidências na área.

Além disso, em parceria com a UFMG e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte (CMDCA-BH, via Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), o NEP está à frente da implementação do Projeto Adolescência em Foco, cujo propósito é preparar jovens com deficiência física para a transição para a vida adulta.

Precisamos falar sobre diagnóstico.

O projeto de extensão da UFMG “Paralisia Cerebral: família e reabilitação caminhando juntas”, em parceria com a Associação Mineira de Reabilitação (AMR), promoveu oficinas com famílias de crianças/adolescentes com paralisia cerebral (PC) atendidos na AMR para o debate sobre o que os familiares gostariam que profissionais de saúde fizessem ou não ao comunicarem o diagnóstico de PC!

O produto final foi uma cartilha e um cartaz, que podem ser acessados clicando no link!

O projeto conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG por meio do PBEXT.

A Caderneta da Vigilância do Quadril

A Caderneta da Vigilância do Quadril foi elaborada por alunas egressas do Programa de Aperfeiçoamento em Reabilitação Infantil da AMR (2022), como Trabalho de Conclusão de Curso, orientado pelo NEP e preceptoras do Programa. O material traz informações relevantes sobre o processo de Vigilância do Quadril de crianças e adolescentes com paralisia cerebral.