Blog do PAF

Sobre o Projeto Adolescência em Foco (PAF)

Olá, pessoal!!!!

  Gostaríamos de apresentar a vocês o “Projeto Adolescência em Foco” (PAF). Ele foi criado como um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Associação Mineira de Reabilitação (AMR). Atualmente, ele é financiado com recursos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) e tem como objetivo discutir o processo da
adolescência e transição para a vida adulta de adolescentes com deficiência assistidos pela AMR.

  Diversas atividades são desenvolvidas no PAF e duas das nossas principais ações consistem em:

        (1) elaboração de um plano individualizado com os adolescentes e familiares;
        (2) promoção de oficinas interativas mensais para os adolescentes e para os                pais/responsáveis.

  O plano individualizado é realizado com o adolescente e seus familiares para o acompanhamento do desenvolvimento do jovem através de avaliações das habilidades funcionais, motoras, emocionais e da participação em diferentes contextos. Além disso, é oferecido suporte individual aos participantes para acolher as demandas específicas da adolescência e auxiliá-los na busca pela independência na vida adulta.

  Contamos ainda com uma psicóloga no projeto, para o acompanhamento e orientação profissional dos adolescentes participantes do PAF.

  Já nas oficinas interativas são discutidos temas relacionados à adolescência e transição para a vida adulta, tais como autoestima, autonomia, uso seguro da internet, inserção no mercado de trabalho, leis e direitos de jovens com deficiência, dentre outros. Similarmente, as oficinas interativas para os pais/cuidadores também são destinadas a discussões com os familiares sobre assuntos pertinentes à adolescência, troca de experiências entre os pais
e melhor compreensão dessa fase.

  Desde agosto de 2020, estamos realizando as oficinas e
acompanhamento individual no modo online e estamos muito satisfeitos de poder auxiliar os jovens e suas famílias neste momento tão desafiador.

   A partir de hoje estaremos compartilhando conteúdos relacionados às discussões das oficinas e atendimentos, com temas relacionados à adolescência e a transição para a vida adulta no BLOG do PAF. Venham com a gente, estamos cheios de novidades e conteúdos para compartilhar com vocês!

Leia abaixo os últimos textos do "Blog do Projeto Adolescência em Foco": ​

Visitando o Inhotim

Compartilhamos com vocês a parceria entre a Associação Mineira de Reabilitação e o Instituto Inhotim. No dia 28 de outubro de 2021, foi a vez dos adolescentes do PAF vivenciarem a experiência de visitar o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo.

FALA SÉRIO, MÃE! – Oficina Do Projeto Adolescência em Foco

Oficina para pais e cuidadores abordou os novos comportamentos dos filhos na adolescência e as formas de lidar com essas mudanças

Adolescentes e familiares do Projeto Adolescência em Foco no Congresso Online de Paralisia Cerebral – de Todos para Todos.

Desafios e possibilidades das “F-Words – Palavras Favoritas” na adolescência

Você conhece o “Projeto Adolescência em Foco” (PAF)?

Criado como um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com a Associação Mineira de Reabilitação (AMR). Tem como objetivo discutir o processo da adolescência e transição para a vida adulta de adolescentes com deficiência assistidos pela AMR
PARCERIA