Visitando o Inhotim

Hoje iremos compartilhar com vocês sobre a parceria entre a Associação Mineira de Reabilitação e o Instituto Inhotim. No dia 28 de outubro de 2021, foi a vez dos adolescentes do PAF vivenciarem a experiência de visitar o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo.

O objetivo da visita, além de proporcionar lazer e diversão, foi identificar, por meio da vivência e do olhar dos adolescentes com deficiência e seus familiares, as barreiras e facilitadores que poderiam dificultar ou facilitar a mobilidade e participação de pessoas com deficiência dentro do Inhotim.

Tivemos um dia incrível acompanhados pela equipe do Educativo do Inhotim que nos guiou pelas galerias do museu, explicando detalhes sobre as obras de arte que visitamos e os respectivos artistas. O Inhotim é um espaço onde a natureza se mistura com a arte de forma tão harmônica que só vivendo a experiência para compreender! E agora, além de arte e natureza, o Instituto busca agregar acessibilidade e inclusão para que a combinação fique ainda mais perfeita para todos! Estamos lisonjeados por podermos ajudar o Inhotim nessa missão que está totalmente alinhada com a razão de ser da AMR: promover a inclusão social de crianças e adolescentes com deficiências e em situação de vulnerabilidade social!

Ficamos felizes ao constatar que o museu já conta com ações direcionadas à acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida. Na nossa experiência, desde a chegada ao Inhotim, foram disponibilizados carrinhos adaptados essenciais para a participação dos adolescentes cadeirantes. Em todas as galerias de arte visitadas neste dia, observamos a existência de rampas, portas alargadas e espaços amplos entre as mesas, de forma que cadeirantes e pessoas que usam um andador pudessem transitar. Ao final do passeio, os adolescentes e seus familiares identificaram pequenos ajustes que podem melhorar a acessibilidade dentro do Inhotim.

Foi gratificante compartilhar esse momento com os adolescentes. Vê-los em um momento de lazer e diversão dentro um local tão importante e mundialmente reconhecido só reforça a importância do lazer na rotina de pessoas com deficiência e suas famílias, e da necessidade de ampliarmos a acessibilidade de forma efetiva nos espaços públicos, sociais e culturais. Agradecemos à AMR e ao Inhotim pela oportunidade.

Acompanhe as outras visitas ao Inhotim em nosso Instagram! Clique neste link.

 

O Projeto Adolescência em Foco é financiado por meio do Fundo da Infância e Adolescência/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte (FIA/CMDCA-BH).

Um forte abraço da equipe do PAF!

Equipe do PAF no Inhotim Profissionais e famílias durante visita ao Inhotim.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *