FALA SÉRIO, MÃE! – Oficina Do Projeto Adolescência em Foco

Oficina para pais e cuidadores abordou os novos comportamentos dos filhos na adolescência e as formas de lidar com essas mudanças

No final do mês de abril foi realizada a Oficina do Projeto Adolescência em Foco (PAF) com pais e cuidadores de adolescentes com o tema: “Lidando com os novos comportamentos do meu filho(a). E Agora?”. A condução da oficina possibilitou aos pais uma discussão sobre as angústias, receios e estratégias para lidar com aspectos relacionados à transição dos filhos da infância para adolescência. Por meio de trechos do filme “Fala sério, mãe!”, interpretado pelas atrizes Ingrid Guimarães (Ângela, mãe) e Larissa Manoela (Malu, filha), foi possível exemplificar situações cotidianas da relação de convivência entre pais e filhos frente às mudanças comportamentais da adolescência. 

O filme retrata a vivência da adolescência sob a perspectiva tanto da mãe quanto da filha, estimulando uma ótima discussão! Ângela (personagem) sempre teve uma visão positiva sobre a maternidade, no entanto, na adolescência da filha, ela percebe que nem tudo é um mar de rosas como imaginava! Quando a filha, Malu, passa a demonstrar grande preocupação com a aparência, com as roupas da moda, vive a experiência do primeiro amor e começa a se desvincular da família, a mãe começa a se sentir extremamente insegura, sem saber como lidar com a situação!

Ao assistir trechos do filme durante a oficina, as mães se identificaram com a personagem Ângela em várias cenas. Afinal, que mãe nunca esteve em situações cotidianas engraçadas e/ou constrangedoras com seu filho(a) durante a adolescência!? Ou ainda, que mãe nunca ficou preocupada com os filhos, a ponto de perder a linha?! As mães se identificaram especialmente com cenas que destacavam as mudanças corporais típicas da adolescência, o primeiro beijo e as notas vermelhas na escola. Além disso, em certa medida, as mães se identificaram com a personagem do filme que, devido aos excessos de cuidados com a filha,  se tornou um elemento dificultador do alcance da autonomia e independência por parte da filha adolescente.

E aí, você também se reconhece nesta dificuldade da Ângela? Ficou interessado em compreender melhor as mudanças de comportamento típicas da adolescência? Não se preocupe! Se você for pai, mãe ou responsável por algum adolescente assistido na Associação Mineira de Reabilitação, te convidamos para participar das nossas oficinas mensais direcionadas aos pais e cuidadores para conversarmos sobre esse e outros assuntos! Se você for um adolescente, fique de olho que também temos oficinas para você!

Ah! E não deixe de assistir ao filme! A convivência entre mãe e filha é retratada de uma maneira bem-humorada e divertida para toda a família.  Com certeza vocês vão gostar!

Abraços, equipe PAF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *