AMR recebe sua primeira Patente de Invenção

No dia 29 de julho foi realizado o depósito da primeira Patente de Invenção da Associação Mineira de Reabilitação (AMR) junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A patente de invenção intitulada “Tutor curto articulado com impulsão elástica externa” refere-se a um novo modelo de tutor curto articulado com sistema de propulsão elástica tendo o Wallaby, um marsupial pertencente à família dos cangurus, como bioinspiração. A órtese visa auxiliar a impulsão do membro inferior afetado à frente, durante o passo, através do armazenamento e liberação de energia elástica proveniente de um tensor elástico disposto em V fixado na parte posterior da perna, passando pela parte inferior do calcâneo.

Esta Patente de Invenção foi fruto do trabalho dos pesquisadores do Laboratório de Órteses para Humanos (OhLab) da AMR, Anderson Horta, Joana Pimenta, Mariana Aquino, Paulo Reis, Davi Neiva, Thiago Santiago e de sua coordenadora Mariana Volpini e do Prof. Sérgio Teixeira da Fonseca do Programas de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG. Atualmente, estudos clínicos estão sendo conduzidos com o intuito de identificar os tipos específicos de marcha, que melhor se beneficiam com esta nova tecnologia.

(Na foto, da esquerda para direita: Anderson Horta, Joana Pimenta, Davi Neiva, Mariana Volpini, Paulo Reis, Mariana Aquino, Thiago Santiago e Igor Batista)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *