Projeto “Habilitar para o Esporte”: Saúde e inclusão social

O projeto “Habilitar para o Esporte” da AMR é mais do que uma iniciativa esportiva – é uma oportunidade de transformar vidas. Financiado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, em parceria com a DVG, este projeto propõe realizar a avaliação tridimensional da marcha de crianças e adolescentes com deficiência física, aplicando novas tecnologias de apoio à saúde. Desde novembro de 2021, temos trabalhado para levar o projeto adiante e oferecer novos recursos para os pacientes da AMR. 

Principais resultados e impacto

Durante o período de execução do projeto, conseguimos alcançar resultados significativos:

  • Realizamos 186 exames funcionais para 35 crianças e adolescentes, proporcionando uma avaliação detalhada de suas necessidades e potenciais.
  • Elaboramos 35 relatórios funcionais, oferecendo informações importantes para orientar o tratamento e a intervenção adequada.
  • Recebemos a visita internacional do Dr. Tom Novacheck – uma oportunidade única de troca de conhecimento e experiência.
  • Organizamos um evento especial em comemoração ao “Dia Nacional da Biomecânica”, destacando a importância da ciência na área esportiva.
  • Divulgamos nossas conquistas na newsletter da Sociedade Internacional de Biomecânica, ampliando o alcance e reconhecimento do projeto a nível global.

Alinhamento com objetivos globais

O projeto “Habilitar para o Esporte” está alinhado com diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo não apenas o bem-estar físico, mas também a inclusão e igualdade: 

  • ODS 3: Saúde e Bem-estar – Contribuímos para a melhoria da saúde e qualidade de vida de crianças e adolescentes com deficiência física.
  • ODS 10: Redução das Desigualdades – Trabalhamos para promover a inclusão e oferecer maiores oportunidades esportivas e de saúde.
  • ODS 17: Parcerias e Meios de Implementação – Nosso sucesso é resultado do apoio e do trabalho conjunto com parcerias sólidas e colaborativas.

A importância da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte

É fundamental destacar que este projeto esportivo é gratuito e viabilizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais. Por meio deste mecanismo é possível que o apoio financeiro, feito por empresas, a projetos esportivos aprovados pela SEDESE, seja deduzido do saldo devedor mensal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, também conhecida como “ICMS Corrente”, alocando o recurso em forma de esportes para a população. 

Como contribuir com a AMR

A AMR é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que atende mais de 400 crianças e adolescentes com deficiência física e em vulnerabilidade social. Rumo aos seus 60 anos de atuação, a AMR oferece serviços gratuitos de saúde, promovendo a inclusão social por meio de práticas inovadoras. 

A comunidade também pode contribuir com a AMR de várias maneiras, seja através do voluntariado, doações financeiras ou de produtos para venda no brechó e bazar. 

Além disso, os contribuintes ainda podem destinar parte do seu Imposto de Renda sem custo adicional, apoiando a causa e impactando positivamente a vida dos pacientes da instituição.

Para mais informações e formas de contribuir, acesse o site amr.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *