Unidos pela Inclusão

Um convite para reflexão sobre o papel da sociedade no apoio ao Terceiro Setor.

Por Instituto Mano Down, Associação Querubins, Sistema Divina Providência (Lar dos Meninos São Vicente de Paulo e Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo) e Associação Mineira de Reabilitação – AMR

Os desafios para quem trabalha com causas sociais são inúmeros e não precisamos elencá-los aqui. Nosso objetivo, com o presente artigo, é ressaltar a importância da união de esforços em prol das mudanças sociais necessárias para uma sociedade mais justa, inclusiva e baseada nos princípios da equidade.

Quatro organizações não governamentais com a missão de promover a inclusão de crianças, jovens, adultos e idosos, com ou sem deficiência, e em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica, se uniram para convidar a sociedade a debater a responsabilidade social e o papel de cada um de nós para promover a redução das desigualdades.

Algumas reuniões, visitas institucionais e uma rica troca de experiências foram suficientes para que percebêssemos o quanto podemos nos apoiar enquanto organizações do Terceiro Setor, fortalecendo a nossa causa e promovendo ações com potencial de agregar o nosso público alvo, outras instituições, o poder público, doadores e apoiadores da causa e, por que não, a sociedade como um todo.

Se chegamos até aqui, cada instituição com seu histórico de crescimento e impacto social, foi porque durante a trajetória contamos com pessoas que apoiaram a nossa causa, acreditaram no nosso trabalho e, sobretudo, no potencial transformador das organizações do Terceiro Setor. São pessoas com este olhar coletivo e com atitudes concretas que podem mudar a realidade de exclusão social instalada sem a lente da invisibilidade.

Um movimento coletivo é necessário para a inclusão. O futuro plural que buscamos será fruto do envolvimento de todos. E é diante desta convicção que convidamos a sociedade para participar, virtualmente, da nossa Live – Terceiro Setor: Unidos pela Inclusão, o bate papo virtual que faremos no dia 19/10/2021 de 19:30 às 20:30. Estaremos juntos, compartilhando sobre a importância de unirmos esforços para seguirmos proporcionando às nossas crianças, jovens, adultos e idosos o que temos de melhor, seja em termos de assistência, capacitação, oportunidades e, principalmente, a promoção da inclusão social.

Não podemos deixar ninguém para trás.

Trabalhamos incansavelmente com a certeza de que é possível vivermos numa sociedade mais justa, humana e inclusiva.

Junte-se a nós neste movimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *