AMR realiza programação especial para Semana Verde 2021

Entre os dias 20 e 23 de setembro acontecerá a Semana Verde 2021. Com foco na luta pela inclusão da Pessoa com Deficiência, a programação especial contará com diversas ações de conscientização, atividades direcionadas e palestras.

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (PCD) e também Dia da Árvore.  A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando, por tanto, o nascimento das reivindicações de cidadania e a participação em igualdade de condições e, também, por sua proximidade com a primavera, o que nos remete ao nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.

Com todo esse movimento, surgiu o setembro Verde – Luta pela Inclusão da Pessoa com Deficiência. A cor verde, símbolo da acessibilidade, retrata esperança e renascimento, quesitos fundamentais para que haja superação da barreira social. Este movimento surgiu como forma de garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.

Segundo a Lei Nº 13.146/15 – a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas – a deficiência atinge diferentes níveis e pode ser classificada em quatro tipos: a física, a auditiva, a visual e a mental.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), 80% das pessoas que vivem com alguma deficiência moram nos países em desenvolvimento ou emergentes, como o Brasil. Por aqui, mais de 45 milhões de pessoas tem algum tipo de deficiência, o que corresponde a quase 24% da população, como revela a última pesquisa Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Entre as atividades previstas na programação da AMR, vamos contar com as aulas especiais que serão voltadas a interação dos pais/responsáveis sobre, palestras sobre o protagonismo das pessoas com deficiência, live sobre como é a transição da adolescência para a vida adulta e perspectivas do futuro, rodas de conversas e o fechamento será com uma visita ao Instituto Inhotim, que tem como proposta a avaliação das crianças sobre a acessibilidade proporcionada durante o passeio.

Incluir as pessoas com deficiência na sociedade não é apenas um ato humanitário, mas também um dever a ser cumprido. Por isso, a AMR segue firme com sua causa: “Reabilitar para transformar vidas”

A Programação completa da Semana Verde da AMR está disponível para acesso em nossas redes sociais.

Saiba mais sobre o trabalho realizado pela AMR: https://www.amr.org.br/conheca-a-amr/

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *